Para 3 em cada 10 pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras, o maior desafio ao iniciar um negócio é conquistar e reter clientes. É o que revela a nova pesquisa da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, sobre os principais obstáculos enfrentados por empreendedores ao longo de sua jornada.
A dificuldade em atrair público é seguida de perto por dois outros gargalos: divulgar o negócio (29%) e encontrar pessoas para trabalhar (27%). Nas empresas do setor de comércio, esses números sobem ainda mais: 35% relatam problemas em conquistar clientes e 38% apontam escassez de mão de obra qualificada já no início.
Outros entraves como entender as particularidades do próprio setor (21%) e lidar com leis e impostos (21%) também se destacam, especialmente nas áreas de comércio e indústria.
Desafios persistem mesmo com a maturidade da empresa
Mesmo após a fase inicial, as dores da gestão permanecem, na visão dos empreendedores. Com o passar do tempo, o foco das dificuldades muda de lugar, mas não desaparece: 33% das PMEs citam a contratação e a gestão de pessoas como maior desafio atual, especialmente no comércio (40%) e na indústria (37%).
A retenção de clientes (32%), a atualização constante (29%) e a divulgação eficiente do negócio (29%) também seguem sendo obstáculos importantes. Já a gestão financeira e a contabilidade, embora menos citadas, ainda preocupam 25% e 19% das empresas, respectivamente — com destaque novamente para o setor do comércio.
“Gerir uma empresa, mesmo pequena, é uma atividade complexa. É comum que o empreendedor domine a atividade-fim, mas tenha lacunas em áreas como gestão financeira ou estratégias de crescimento. São pontos que atravessam toda a jornada e, em muitos casos, se tornam gargalos permanentes. Por isso, temos investido em conteúdos e soluções que apoiem as PMEs com abordagens práticas e aplicáveis, como nosso webinar ‘Serasa Apresenta – Como vender mais utilizando marketing e as redes sociais‘ Nele, trouxemos dicas para os empreendedores para ter uma presença digital estratégica, com uma construção de conteúdo relevante e vendável e um atendimento centrado no cliente, por exemplo.”, explica Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian.
Metodologia e amostra
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 313 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 5,5% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Fonte: Jornal Contábil